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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

ECHEVERRI-ALVAREZ, Juan Carlos. MÉTODO LANCASTERIANO E VIRTUALIDADE: DUAS ESTAÇÕES NO ITINERÁRIO EDUCATIVO DA GOVERNAMENTALIDADE LIBERAL FALTA TÍTULO EM PORTUGUÊS. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e126580.  Epub 10-Dez-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/126580.

Comparam-se alguns elementos entre o método lancasteriano de ensino, das primeiras décadas do século XIX, e a educação virtual atual. Comparação histórica baseada na ideia de que ambos os processos fazem parte das lógicas de expansão, transformação e exaustão constante do mercado que fundamenta a governança liberal. Este substrato, utilizado metodologicamente, permite identificar elementos comparáveis entre ambos os extremos, por exemplo, a inovação tecnológica, a preponderância do método, a diluição da função docente e a necessidade de alfabetizar à população em termos de totalidade. Estas comparações, amparadas pela ideia de “anacronismo controlado”, ajudam a evitar, por um lado, assumir o presente como inédito e incontrastável e, por em consequência, livre de critica e confrontação histórica; pelo outro, a revisitar o passado com novas perguntas que só a tendencia atual da educação virtual torna visível e enunciável.

Palavras-chave : método lancastrano; liberalismo; educação virtual; mercado.

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