SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Arqueologia do trabalho com um patrimônio escolar-científico ou relatos técnicos de uma aventuraA instrução pública primária no Decreto n° 7247 (1879): perspectivas civilizatórias de reforma da sociedade imperial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

SOUZA-CHALOBA, Rosa Fátima. Uma Década de Pesquisas sobre a História da Educação Rural no Brasil (2012 - 2022). Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e129565.  Epub 10-Dez-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/129565.en.

Este texto constitui um ensaio bibliográfico acerca da produção da pesquisa sobre a história da educação rural no Brasil, na última década, delimitada a reflexão em torno dos estudos que têm abordado a problemática da escola primária e da formação e trabalho de professores para o meio rural. O texto inicia reconstituindo a trajetória da temática no campo da História da Educação destacando a contribuição de dissertações, teses e projetos de pesquisa em rede. Em seguida, discute algumas questões consideradas relevantes para o debate sobre o tema, especialmente, as controvérsias conceituais, a produção histórica da diferença entre escolas urbanas e rurais, as relações e divergências entre escolanovistas e defensores da ruralização do ensino, a circulação transnacional de ideias, propostas e modelos para a educação rural, a complexa situação dos professores leigos e o alcance e limites das escolas normais rurais e cursos normais regionais.

Palavras-chave : Educação Rural; Escolas Primárias Rurais; Formação de Professores para o Meio Rural; História da Educação Rural.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )