Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Exitus
versão On-line ISSN 2237-9460
Resumo
CAMILLO, Eliane Juraski e RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino. AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento?. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.476-505. Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n31d925.
O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência em Formação e EaD - Cerfead, diretoria vinculada à Pró-Reitoria de ensino - PROEN - que atua na implementação da política de formação do Instituto Federal Santa Catarina - IFSC. Por intermédio de abordagem qualitativa, tendo o questionário online como método de produção de dados, buscou-se averiguar, junto aos/às egressos/as do curso de Formação Continuada em EaD no IFSC - turmas 2015/2 e 2016/1, suas visões e percepções acerca da avaliação formativa, perquirindo em que medida a mesma constituiu-se de uma forma eficaz de intervenção para (re)construção do conhecimento. Os principais referenciais teóricos com os quais dialogou-se, neste trabalho, foram: Vasconcellos (1998), Polak (2009), Perrenoud (1999), Otsuka (2002), Luckesi (2000), Hoffmann (2005) e Freire (2009). Os resultados apontam que a avaliação formativa auxilia, em grande medida, no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a (re) construção do conhecimento.
Palavras-chave : Ensino; Educação a distância; Avaliação formativa.