Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Exitus
versão On-line ISSN 2237-9460
Resumo
MORAIS, Rodrigo Fernandes e SANTOS, Antonio Carlos Fontes dos. A IMPORTÂNCIA DE UM CURRÍCULO COM ELEMENTOS AFROCENTRADOS PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA VISÃO EPISTEMOLÓGICA MENOS EUROCENTRADA. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.66-94. Epub 15-Maio-2020. ISSN 2237-9460. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4id1005.
Pretendemos neste ensaio mostrar como o currículo eurocêntrico e as práticas pedagógicas eurocentradas perpetuam a colonialidade do saber e do ser, conduzindo o imaginário e as crenças de estudantes constantemente ao norte epistemológico. Ademais, de maneira breve, desvelar que, tanto a ciência hegemônica quanto as tecnologias, também foram construídas por cientistas africanas(os) e afrodiaspóricas(os) e, nesse sentido, buscando deixar um incentivo para que educadoras(es) de física e ciências possam trabalhar a superação da baixa autoestima e do sentimento de inferioridade que imobiliza estudantes negras(os) a partir dos exemplos que serão citados e de inúmeras referências que durante a roda viva da história tenham sido esquecidas, apagadas ou obliteradas.
Palavras-chave : Ensino de física; Cientistas; Colonialidade.