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Revista Exitus
versão On-line ISSN 2237-9460
Resumo
SAITO, Heloisa Toshie Irie et al. AVALIAÇÃO DO ENADE NA ÁREA DE PEDAGOGIA: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.4, pp.519-548. Epub 15-Maio-2020. ISSN 2237-9460. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ld1024.
Este texto apresenta reflexões da Comissão Assessora de Área de Pedagogia do Enade 2014 acerca da relação entre os conteúdos constantes nas questões do Enade/Pedagogia em 2008, 2011 e 2014 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia/2006. Traz um breve histórico do curso de Pedagogia no Brasil, evidencia as diretrizes de formação do pedagogo, expõe a pesquisa documental como metodologia, a qual utilizou o software Alceste para tratar os dados, cuja análise será exibida na sequência. Constatou-se que essas provas do Enade trazem elementos que revelam a existência de convergência entre a orientação da formação e a avaliação do curso, porém, devido ao contexto amplo de avaliação de política de formação, não é possível verificar, plenamente, todos os elementos constitutivos dessa formação.
Palavras-chave : Formação de Professores; Currículo de Pedagogia; Enade.