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Revista Brasileira de História da Educação
versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
PINHEIRO, Ana Regina. Instrução do povo sob a proteção do catolicismo: militância docente e a expansão da escolarização em São Paulo. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.193-219. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i2.792.
Este artigo tem o objetivo de problematizar a participação da militância educacional católica no processo de escolarização, nas primeiras décadas do século XX. Para tanto, coloca em debate o modelo de organização do professorado idealizado pelos fundadores da Liga das Professoras Católicas de São Paulo, em 1919, e a ação de professores e intelectuais católicos na escola pública de formação de professores, prestigiada pelo pioneirismo na implantação de projetos pedagógicos identificados com o modelo de ensino laico. Com base na leitura de atas, estatutos, relatórios, produção de intelectuais, assumidamente católicos, problematiza aspectos sociais e políticos que confluíram para o surgimento e a inserção desta associação no movimento leigo docente e no contexto da ação católica, em São Paulo.
Palavras-chave : Catolicismo e Educação; Associativismo Docente; Educação Pública.