Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de História da Educação
versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
GARCIA, Gilberto Vieira. 'Lições' e mestres de música no Colégio Pedro II (1838-1858): Contrapontos à memória da educação Musical no Brasil. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.229-260. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i3..717.3.
O tema desse texto será a História da Educação Musical no Brasil, no século XIX. Sua justificativa é apresentar alguns dados que permitam problematizar a 'Memória' consolidada que, comumente, toma esse tema como sinônimo do projeto realizado por Villa-Lobos, com o Canto Orfeônico nos anos de 1930 e 1940, a despeito de quaisquer outras experiências históricas anteriores, contemporâneas e posteriores. Assim, o objetivo deste texto, é trazer, portanto, alguns resultados da pesquisa realizada sobre as 'Lições' e os mestres de música do Colégio Pedro II (1838-1858) como contrapontos que permitam se analisar a importância de seu ensino nas escolas já no século XIX e se pensar sobre a pesquisa da história da educação musical no Brasil.
Palavras-chave : Educação Musical; Colégio Pedro II; Brasil Império; História da Música. História da Educação.