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Revista Brasileira de História da Educação
versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
FRIZZARINI, Claudia Regina Boen e SILVA, Maria Célia Leme da. Saberes geométricos de Calkins e sua apropriação nos programas de ensino dos grupos escolares paulistas. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.10-35. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i3.628.
No presente artigo, analisam-se os saberes geométricos contemplados por Calkins em seu manual, Primeiras lições de coisas, bem como sua apropriação nas normatizações dos grupos escolares paulistas. O resultado indica que as "lições de formas‟ e "desenho‟ presentes no manual têm como objetivo desenvolver faculdades perceptivas básicas para a construção e o desenvolvimento de saberes diversos e não somente geométricos. Com base nisso, argumenta-se que o ensino das "lições de formas‟ e desenho‟ não é equivalente ao ensino de geometria. A análise dos programas de ensino no período de 1894 a 1925 revela a influência das ideias de Calkins, já que, desde o início, observa-se a presença do estudo das formas. Esse estudo permanece até o programa de 1925, quando esse estudo recebe o status de matéria independente. Revela também que geometria é uma matéria em separado, distinta das propostas de Calkins.
Palavras-chave : Lições de Forma; Lições de Desenho; Norman Allison Calkins; Ensino de Geometria; Programas de Ensino; Grupos Escolares Paulistas.