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Revista Brasileira de História da Educação
versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
AMSTEL, Narayna Astra Van; QUITZAU, Evelise Amgarten e SILVA, Marcelo Moraes e. ‘O corpo como residência do Espírito Santo’: a educação do corpo na obra de Benjamin Franklin (1732-1790). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e146. Epub 09-Dez-2020. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e146.
Benjamin Franklin foi um pensador americano que se tornou figura emblemática do imaginário estadunidense. Neste artigo, apresentam-se suas contribuições relativas à educação do corpo. Para se alcançar o intento, realizou-se uma pesquisa, tendo-se como fontes os escritos de Franklin que abordaram prescrições em relação à dieta e exercícios físicos. Demonstrou-se, pela análise das fontes, que uma moral de cunho religioso moldou os cuidados do corpo, apresentando elementos de quantificação, individualização, treinamento e moderação dos hábitos, com ênfase no papel da natação como atividade útil e saudável. Concluiu-se que uma moral protestante influenciou a visão de Franklin em relação à educação do corpo, por meio do utilitarismo vinculado ao ascetismo como estilo de vida.
Palavras-chave : protestantismo; educação do corpo; história do corpo; saúde.