Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de História da Educação
versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
ROMIG, Karen Laiz Krause e WEIDUSCHADT, Patrícia. O rito da confirmação luterana e a escolarização dos pomeranos: um levantamento do estado da arte. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e151. Epub 18-Dez-2020. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e151.
Pensando que o campo da História da Educação tem ampliado o seu espectro investigativo a fim de compreender temas subjacentes à escolarização, o presente trabalho apresenta um levantamento de pesquisas desenvolvidas sobre luteranismo, escolas paroquiais, ritos de passagem e confirmação luterana, para construir um estado da arte que serviu de referencial para uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um mestrado acadêmico. As buscas foram efetuadas em sites de bancos de dados e revistas eletrônicas da área de história da educação. O entrelaçamento entre os temas da escolarização e da religiosidade luterana demonstrou-se, então, profícuo para entender elementos educativos que envolvem o grupo étnico pomerano e para o desenvolvimento da pesquisa maior.
Palavras-chave : ritos luteranos; escolas comunitárias; estado da arte.