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Revista Brasileira de História da Educação
versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
BILHAO, Isabel Aparecida e KLAFKE, Álvaro Antônio. Igreja, Estado e educação: uma análise da constituição do Movimento de Educação de Base (MEB). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e153. Epub 22-Dez-2020. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e153.
O artigo analisa o processo de constituição do Movimento de Educação de Base - MEB -, refletindo sobre a dinâmica das relações entre Igreja e Estado no Brasil, em um momento em que a educação no meio rural era disputada por diversos grupos sociais. Tem por objetivo compreender como, no interior de um Estado oficialmente laico, pôde ser firmado e justificado um convênio no qual o governo federal brasileiro financiou um movimento proposto e coordenado pela Igreja Católica. Embasando-se teoricamente nas noções de grupos de elite e influência, investiga as aproximações entre os agentes governamentais e religiosos envolvidos na consecução do acordo. Finalmente, analisa o decreto de formalização do convênio, relacionando alguns de seus pontos principais com o processo antecedente.
Palavras-chave : história da educação brasileira; política da educação; religião e educação.