Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de História da Educação
versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
BEZERRA, Amália Cristina Dias da Rocha. Retratos e registros de escolas de São João de Meriti (RJ): perfil populacional e trajetórias docentes (1920-1943). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e212. Epub 01-Jul-2022. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e212.
Analisamos o perfil racial e populacional de estudantes e docentes de escolas públicas primárias de São João de Meriti à luz da historiografia sobre a presença de populações não brancas na educação pública. A partir do referencial teórico do território como posição de análise, a metodologia de pesquisa documental operou o cotejamento de doze fotografias de escolas com os respectivos mapas de frequência escolar e com a busca do nome de docentes na imprensa. Como resultado são apresentados os modos e cotidianos de funcionamento das escolas fotografadas, as demandas por matrículas e as trajetórias docentes que descortinam, entre condições de acesso e permanência, as possibilidades, os alcances e os limites de experiências educativas de populações não brancas periféricas entre 1920 e 1943.
Palavras-chave : estudo regional sobre educação; raça; infância; magistério.