Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de História da Educação
versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
VIEIRA, Carlos Eduardo e CORREA, Fabiola Maciel. Abdias Nascimento:a trajetória de um intelectual negro engajado na disseminação de saberes emancipatórios entre as décadas de 1920 e 1940. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2022, vol.22, e215. Epub 01-Jul-2022. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e215.
Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória de Abdias Nascimento entre as décadas de 1920 e 1940, a fim de compreender o seu processo de formação como intelectual engajado nas causas das populações negras. Consideramos nesta análise os projetos formativos organizados por ele que visam à disseminação de saberes emancipatórios, com ênfase na experiência do ‘Teatro Experimental do Negro’. Nascimento é interpretado como um intelectual negro que representou parte da história dos negros no combate à discriminação racial no Brasil. Em termos teóricos, operaremos com os conceitos de espaço de experiência e horizonte de expectativas de Koselleck (2006), bem como com o conceito de intelectual proposto por Vieira (2011). O corpus documental desta pesquisa foi composto de livros de memórias e de matérias e fotografias publicadas na imprensa.
Palavras-chave : Abdias Nascimento; intelectuais; movimento negro; Teatro Experimental do Negro.