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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X
Resumo
LEITE, CÉSAR DONIZETTI PEREIRA e DANELON, MÁRCIO. INFÂNCIA, TEMPO E EXPERIÊNCIA: OLHARES PARA A EDUCAÇÃO A PARTIR DE “PINÓQUIO”. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.41-52. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p41-52.
O tema da formação do homem tem se constituído em um universo bastante profícuo para as pesquisas na área das ciências humanas. Desde a Grécia clássica, a constituição do homem vem sendo retratada por meio de discursos literários/poéticos, filosóficos, ou romanescos. O tema desse texto versa sobre o processo de constituição do sujeito. Para retratar esse processo, apropriaremo-nos da literatura e do cinema, como discursos possíveis para refletir sobre a formação do homem. Tomaremos a obra As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi, e o filme Pinóquio, de Benigni, como discursos sobre a formação e constituição do homem. Na primeira parte do trabalho apresentaremos a tipologia do romance proposta por Bakhtin, buscando em Pinóquio as características do romance de formação. Na segunda parte, refletiremos sobre o conceito de educação subjacente na obra. Para isso, faremos um paralelo entre a obra de Collodi com o conceito de educação em Durkheim.
Palavras-chave : CINEMA; EDUCAÇÃO; FORMAÇÃO; LITERATURA.