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Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
BEBER, Irene Carrillo Romero e BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.67, pp.63-83. Epub 15-Maio-2019. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v28i67.3764.
A tessitura do texto foca em dois momentos do desenvolvimento da pesquisa com crianças. O primeiro é relativo ao processo de observação: estar com as crianças numa atitude de escuta, marcada pela presença física do pesquisador na captura das cenas e episódios e nos processos de interação entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. O segundo diz respeito ao processo de distanciamento da escrita, a teorização das ações vivenciadas no campo de pesquisa. Os dados gerados indicam que pesquisar com crianças envolve interações afetivas e corpóreas, ou seja, a presença pessoal afeta e é afetada pelas experiências vividas no campo.
Palavras-chave : Pesquisa; Escrita; Educação Infantil; Corporeidade.