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Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
NOVAES, Adelina de Oliveira e PASSEGGI, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari. Fita de Möbius e fractal: aproximações entre representações sociais e narrativas. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e10127. Epub 25-Maio-2020. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.10127.
Com base na premissa de que o núcleo central de uma representação social é uma narrativa, recorremos aos estudos de Jerome Bruner e de Serge Moscovici para pensar alternativas que favoreçam mudanças de representações sociais na formação docente. Propomos uma reflexão sobre as imagens do fractal e da fita de Möbius como metáforas para ilustrar como entendemos as narrativas enquanto uma unidade no núcleo de uma representação social, admitindo que elas são a um só tempo constitutivas de representações sociais e constituídas por elas. Nesse sentido, o recurso às narrativas como modalidade de intervenção na formação docente permitiria, simultaneamente, operar mudanças de representações sociais e promover a ressignificação de práticas pedagógicas.
Palavras-chave : Narrativas; Representações Sociais; Formação Docente.