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Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
VEGA GIL, Leoncio. As chaves pedagógicas dos sistemas educacionais globais. O ensino de modelos de qualidade. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e10486. Epub 25-Maio-2020. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.10486.
A literatura educacional internacional e os centros e agências de pesquisa e aconselhamento estão focados em sistemas educacionais que produzem altas taxas de desempenho, de acordo com os programas de pesquisa de organizações internacionais e outros centros nacionais de monitoramento de sistemas. Essa literatura questiona os axiomas tradicionais da fundação da educação, como o determinismo econômico e social da educação, a influência do tempo escolar na qualidade da educação ou os obstáculos que os fluxos migratórios interferem no progresso educacional dos sistemas. Ao mesmo tempo, sublinham os ativos desses sistemas como "sistemas globais" de educação, como a confiança e a responsabilidade que colocam a educação como uma prioridade política e social; a importância da liderança profissional e inovadora na organização da escola; um certo nível de autonomia escolar; a mudança de uma responsabilidade “administrativa” ou outra responsabilidade “profissional” na qual as “comunidades profissionais” desempenham um papel pedagógico destacado; e, é claro, atenção especial ao professor como epicentro da "educação global"; Nesse caso, trata-se de capacitar, apoiar e reconhecer professores e profissionais independentes. Portanto, a atração, a formação e a retenção de professores devem ser cuidadas e reconsideradas nas políticas educacionais, além de melhorias salariais e condições de trabalho.
Palavras-chave : Sistemas educacionais globais; Ensino de qualidade; Chaves pedagógicas.