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Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
FERREIRA, Célia Márcia do Nazareth e LIMA, Rita de Cássia Pereira. Representação social de “polícia” por crianças que frequentam creche em favela. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e11235. Epub 01-Dez-2020. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.11235.
O estudo investigou as representações sociais de polícia para crianças de uma creche, situada em uma favela do Rio de Janeiro. Fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais em diálogo com a perspectiva da psicologia do desenvolvimento, na abordagem vigotskyana. Dez crianças participaram, optando-se pela análise microgenética, e para a produção dos dados foram filmadas as interações estabelecidas em brincadeiras. Foram selecionados três episódios em que há referência à polícia. As metáforas, “leão ferroz”, “cachorro latindo” e “Caveirão”, revelaram imagens da polícia “má”, “perigosa”, que “machuca” e “mata”, gerando medo. O contexto social foi fundamental para o estudo da representação social de polícia, a qual não inspira a confiança das crianças.
Palavras-chave : Crianças; Representações Sociais; Polícia; Violência.