Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
SILVA, Giselle de Paiva e SILVA, Adelmo Carvalho da. Compreensão da linguagem matemática no 9º ano do Ensino Fundamental. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e7019. Epub 01-Dez-2020. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.7019.
A pesquisa teve como objetivo investigar as causas das dificuldades de compreensão da linguagem matemática apresentada nas atividades de sala de aula. Usou a abordagem qualitativa e o método interpretativo, tendo como instrumentos: a observação participativa, entrevista semiestruturada, diário de campo e material dos alunos. A análise norteou-se pelo método interpretativo. Os sujeitos foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e seus professores de Matemática. Os resultados indicaram que: os alunos investigados apresentaram dificuldades de compreensão daquilo que se lê. Nesse sentido, a investigação contribui para discussões relacionadas às dificuldades de compreensão da linguagem matemática e sua relação com a aprendizagem matemática.
Palavras-chave : Linguagem Matemática; Ensino; Matemática; Compreensão.