Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
BAPTISTA, Clara dos Santos; GUIMARAES, Mauro e PEREIRA, Celso Sánchez. Interculturalidade e educação ambiental: possibilidades e desafios com a cultura Guarani. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e7356. Epub 01-Dez-2020. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.7356.
O estudo tem como objetivo identificar elementos da cultura Guarani que podem ser trabalhados na construção de temas geradores abordados na educação ambiental em ambientes educativos do estado do Rio de Janeiro. A partir das pesquisas, procura evidenciar que existem elementos da cultura tradicional que permitem diálogos interculturais tanto para a escola diferenciada Guarani, como para o ensino de escolas e universidades. Dentre muitas possibilidades, destacamos para discussão três reduções temáticas. Com esta iniciativa, pretendemos reforçar a importância da aplicação de políticas pedagógicas interculturais na estruturação de currículos e propostas formativas que valorizem saberes tradicionais das comunidades.
Palavras-chave : Interculturalidade; Temas Geradores; Marcadores Epistemológicos.