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Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
TORTELLA, Jussara Cristina Barboza; ALFREDO, Francisco Caloia e RUAS, Jady Ariele Cavalcanti. Avaliação formativa e autorregulação: um estudo sobre os cadernos do PNAIC. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e8036. Epub 08-Maio-2021. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.8036.
O objetivo geral deste artigo é o de verificar se os aspectos sobre a avaliação da aprendizagem mencionados nos Cadernos de Formação do PNAIC estão consonantes com os fundamentos da avaliação formativa na perspectiva cognitiva e da autorregulação. Configura-se como estudo de análise documental. Os conteúdos sobre avaliação ora estão de acordo com a perspectiva cognitivista, ora aproximam-se mais de um controle. Há prioridadenas ações do professorenquanto a ação do aluno no processo de avaliação é pouco destacada. Buscou-se compreender os procedimentos e instrumentos avaliativos da aprendizagem utilizados no PNAIC para consolidação da escola como um espaço fundamental de aprendizagens.
Palavras-chave : Avaliação da aprendizagem; Autorregulação; PNAIC.