SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30O ENSINO APRESENTADO POR RAMON LLULL POR MEIO DA SIMBOLOGIA DA NATUREZAEducação e direitos das mulheres em tempos de pandemia em Moçambique índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

SCHWARZ, Douglas; VOELZKE, Marcos Rincon  e  MACEDO, Josué Antunes de. Influência do contexto educacional no ensino de astronomia. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e8709.  Epub 22-Jun-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.8709.

Este trabalho discute uma pesquisa que pro-curou verificar se estratégias como oficinas de Astronomia e o uso das tecnologias digitais são suficientes para despertar o interesse dos alu-nos. O referencial teórico baseou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A metodologia de investigação foi a análise e triangulação dos dados, com ênfase nos métodos mistos. No grupo experimental as in-tervenções foram implementadas por meio de oficinas de Astronomia, observações telescópi-cas e as tecnologias digitais. No grupo controle aulas convencionais. Foi possível concluir que, para alcançar uma Aprendizagem Significativa, uma das possibilidades é que o aluno se dispo-nha a aprender.

Palavras-chave : Estratégias de Ensino; Astronomia; Aprendizagem Significativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )