Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
SCHWARZ, Douglas; VOELZKE, Marcos Rincon e MACEDO, Josué Antunes de. Influência do contexto educacional no ensino de astronomia. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e8709. Epub 22-Jun-2021. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.8709.
Este trabalho discute uma pesquisa que pro-curou verificar se estratégias como oficinas de Astronomia e o uso das tecnologias digitais são suficientes para despertar o interesse dos alu-nos. O referencial teórico baseou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A metodologia de investigação foi a análise e triangulação dos dados, com ênfase nos métodos mistos. No grupo experimental as in-tervenções foram implementadas por meio de oficinas de Astronomia, observações telescópi-cas e as tecnologias digitais. No grupo controle aulas convencionais. Foi possível concluir que, para alcançar uma Aprendizagem Significativa, uma das possibilidades é que o aluno se dispo-nha a aprender.
Palavras-chave : Estratégias de Ensino; Astronomia; Aprendizagem Significativa.