SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Direitos da criança e a educação: notas iniciais para pensar a vida na pandemiaEscolas rurais na região amazônica: traços da política e administração pública em Rondônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação Pública

versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097

Resumo

AMARAL, Jeane Costa; HADDAD, Lenira  e  FOLQUE, Maria Assunção. Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e12321.  Epub 01-Set-2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12321.

O artigo apresenta parte de uma pesquisa que buscou compreender as dimensões teóricas e práticas que compõem a relação criança, cidade e patrimônio no âmbito da educação infantil e abrangeu duas cidades históricas. A análise decorre da pesquisa de cunho etnográfico realizada em Penedo, AL, envolvendo o acompanhamento das crianças de duas escolas municipais em suas saídas às ruas da cidade, mobilizadas por diversos motivos. Cinco episódios que dimensionam a força da cultura local são considerados esteio para a participação, significação e/ou ressignificação do patrimônio cultural pelas crianças rompendo com a distância que separa os saberes e fazeres da cultura local da cultura escolar.

Palavras-chave : Educação Infantil; cidade; infância; patrimônio cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )