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Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
GIULIATO, Mauro Volney e FELDKERCHER, Nadiane. O abandono da docência por professoras universitárias iniciantes. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e12470. Epub 12-Dez-2021. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12470.
No trabalho objetivamos compreender os motivos do abandono da docência das professoras iniciantes na educação superior. A pesquisa, qualitativa e empírica, utilizou entrevistas para a coleta de dados junto a cinco ex-professoras com até cinco anos de experiência na docência superior, as quais se desligaram da profissão por adversidades profissionais e pessoais. O abandono docente é o fim de um longo processo de lutas que envolve múltiplas intercorrências, relacionadas ao nível pessoal, profissional e institucional. Ressaltamos a importância do acompanhamento do ingresso na carreira e de ações formativas que contribuam com a construção de identidades docentes e ambientes de trabalho favoráveis.
Palavras-chave : Abandono docente; Educação superior; Professoras iniciantes; Pedagogia universitária.