Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
CONTE, Isaura Isabel. Pedagogia da alternância na educação do campo em uma escola pública. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12746. Epub 31-Mar-2022. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12746.
O texto reflete sobre a construção da Educação do Campo com Pedagogia da alternância em uma escola pública municipal de Ji-Paraná/RO com o objetivo de evidenciar elementos do Processo da educação rural para a educação do campo. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, com observação participante. Conclui-se que um novo processo pedagógico surge com inseguranças e conflitos, e a pedagogia da alternância desloca os fazeres do individual ao coletivo, forçando os sujeitos a se integrarem. Outros aspectos importantes são: criticidade e protagonismo dos alunos/as; proximidade entre professores, gestores, alunos/as e suas famílias; acompanhamento por parte da Secretaria Municipal de Educação.
Palavras-chave : Educação do campo; Pedagogia da alternância; Escola pública; Educampo.