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Revista de Educação Pública
versão impressa ISSN 0104-5962versão On-line ISSN 2238-2097
Resumo
FRANCA, Anelize Castedo e FERNANDES, Luís Antonio Bitante. Corpos que resistem: algumas reflexões acerca da escola como lugar da disciplina. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12712. Epub 02-Jul-2022. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12712.
O presente artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões acerca do espaço escolar como local de produção de saberes que, ao fazerem o uso de dispositivos disciplinares contribuem para a constituição de corpos docializados e úteis a um sistema de dominação hegemônico e que acabam por possibilitar a existência de corpos resistentes. Numa perspectiva teórico-metodológica que perpassa por alguns caminhos trilhados pelas teorias pós-críticas e teoria queer, empreenderemos algumas discussões tomando-se como referência pesquisas realizadas em escolas de Cuiabá. Análises acerca da relação entre Gênero, Sexualidades e Educação é nosso objeto, que visa desconstruir pensamentos conservadores que impossibilitam corpos resistentes.
Palavras-chave : Disciplina; Educação; Corpos que resistem; Gênero; Sexualidades.