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Leitura: Teoria e Prática
versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972
Resumo
PIACENTI, Raquel Cardonha e MARTINS, Maria do Carmo. Mafalda e a escola: representações da educação argentina em cinco tirinhas de Quino. LTP [online]. 2018, vol.36, n.72, pp.43-58. ISSN 2317-0972. https://doi.org/10.5965/0102-387Xv36n72201800058.
Ainda que, na atualidade, a história em quadrinho seja reconhecida tanto pelo seu alcance quanto por ser veiculadora de ideologias e conflitos, as HQs são uma fonte ainda pouco explorada pelos pesquisadores de um modo geral. Somente nos anos 1970 surgiram trabalhos que questionaram a ausência dos quadrinhos nos discursos acadêmicos e sua classificação como gênero menor. Este artigo entende os quadrinhos como uma importante forma de manifestação cultural e de representação de uma determinada época e contexto. Nesse cenário, analisa o impacto visual e constrói relações entre Mafalda - ícone das historietas - e o cenário educacional argentino da época em que a personagem foi produzida. Além das representações do ambiente escolar, o diálogo com essa fonte documental se faz articulando estudos históricos e estudos sobre a cultura visual, reconhecendo as especificidades da fonte em suas características estéticas e como produção cultural e artística, para propor leituras e interpretações.
Palavras-chave : História da Educação; Cultura Visual; História em Quadrinhos.