SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20O Programa Internacional De Avaliação De Estudantes: A Avaliação De Matemática E O Cenário BrasileiroDESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versão On-line ISSN 2318-1338

Resumo

VASCONCELOS, Cristiane Regina Dourado; ARAUJO, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira; LEAL, Ione Oliveira Jatobá  e  NOVAES, Ivan Luiz. Percepção E Produção De Sentido De Participantes Num Curso De Formação Para Gestores Escolares. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e70564.  Epub 22-Set-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133870564.

Este artigo decorre de uma pesquisa sobre a percepção de participantes num curso de formação para gestores escolares, promovido pela rede municipal de ensino de Salvador/BA. Para tal fim, o estudo abrangeu as categorias gestão escolar; formação de gestores; percepção e produção de sentido. A metodologia foi a pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, apoiada pelas pesquisas documentais, bibliográficas e de campo, com aplicação de questionários. Foi considerada a relação entre os aspectos objetivos e subjetivos das políticas de formação, na tentativa de conciliar as perspectivas que coexistem no campo. Conclui-se que o curso ofertado teve caráter pontual, com fragilidade teórica e ausência de conteúdos relativos ao planejamento estratégico de gestão escolar.

Palavras-chave : gestão escolar; formação; percepção; produção de sentido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )