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Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional
versão On-line ISSN 2318-1338
Resumo
SOUZA, Izabel Cristina de; OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de e PAIVA, Luciana Rocha Angrizani. O Papel De Agentes Escolares Na Intersetorialidade Das Políticas De Educação Especial Na Perspectiva Inclusiva. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e69022. Epub 25-Out-2023. ISSN 2318-1338. https://doi.org/10.5902/2318133869022.
As políticas públicas brasileiras para pessoas com deficiência mostram-se um importante subsídio na garantia do direito à educação desse público. Elas são recontextualizadas segundo as singularidades das escolas e dos alunos e dialogam com outros setores para se materializarem. Nosso objetivo foi discutir a articulação entre distintos aparelhos públicos para garantir o atendimento a alunos com deficiência em duas escolas públicas de Queimados/RJ. A metodologia, de abordagem qualitativa, envolveu análise documental e entrevistas com agentes escolares. Os achados indicaram que a intersetorialidade se revelou importante na interação entre os burocratas da educação, saúde e assistência social, sem haver uma coordenação intersetorial na construção de parcerias.
Palavras-chave : intersetorialidade; educação especial; políticas públicas; agentes escolares.