SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número21MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SÃO ROQUE/SPCONTEXTO SOCIOECONÔMICO E INFRAESTRUTURA ESCOLAR NO DESEMPENHO ACADÊMICO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versão On-line ISSN 2318-1338

Resumo

ROMERO, José Renato; PUGGINA, Ana Cláudia  e  PINA-OLIVEIRA, Alfredo Almeida. PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE EVASÃO UNIVERSITÁRIA NA ÓTICA DE COORDENADORES DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.12, n.21, e84590.  Epub 15-Abr-2024. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133884590.

Neste texto, apresentam-se os resultados de um estudo de abordagem qualitativa, realizado com coordenadores dos cursos de graduação em Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia, de uma universidade privada. O objetivo foi compreender as estratégias institucionais empregadas pelos coordenadores de curso para lidar com a evasão de estudantes de graduação em Ciências da Saúde e propor um programa de prevenção da evasão universitária.Foi empregada a análise de conteúdo, com suporte dosoftwareQualitative Content Map 2020.Identificaram-se duas categorias principais: reconhecer barreiras e características dos estudantes; e valorizar ações e recursos institucionais, cada uma com cinco subcategorias que constituíram fatores importantes para a fundamentação da proposta.A proposta de prevenção da evasão universitária de estudantes das graduaçõesem saúde apresentou dois enfoques principais: financeiro e motivacional.Os coordenadores das graduações em saúde destacaram ações para prevenir a evasão universitária com base nos desafios enfrentados pelosestudantes e nos recursos universitários disponíveis. Esta proposta de programa de prevenção de evasão universitária pode contribuir para repensaraspectos motivacionais, de suporte financeiro, de valorização do desenvolvimento acadêmico e de apoio institucional à gestão acadêmica no ensino superior em saúde.

Palavras-chave : evasão escolar; estudantes de ciências da saúde; ensino superior; instituições acadêmicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )