SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número21FEEDBACK DA AVALIAÇÃO: PERSPECTIVA INCLUSIVA DA CRIANÇA EM CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTAANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE VIGILANTES ATUANTES NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versão On-line ISSN 2318-1338

Resumo

MARQUES, Sâmela de Souza Costa  e  VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. SUPORTE A TRANSFERÊNCIA DE TREINAMENTO: UMA AVALIAÇÃO NO ÂMBITO DE UMA AUTARQUIA FEDERAL. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.12, n.21, e74192.  Epub 12-Dez-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133874192.

Por meio deste texto, apresenta-se resultados de um estudo pelo qual se avaliou o suporte à transferência de treinamento após a conclusão de um curso. Baseou-se no Modelo Integrado de Avaliação no Impacto de Treinamento - Modelo Impact -, o qual analisa a dependência entre os resultados de um treinamento e a existência de um ambiente organizacional favorável ao desempenho dos seus participantes. A abordagem avaliativa focalizou os participantes do curso, com dados coletados junto a trinta sujeitos por meio de uma escala de suporte à transferência, testada e validada semântica e estatisticamente. Entre os resultados situa-se a posição intermediária do suporte psicossocial dado pela instituição, o que aponta a importância de se refletir sobre o valor que pode ser agregado nos processos de trabalho por meio de capacitações que extrapolem a sala de aula.

Palavras-chave : avaliação; treinamento em serviço; suporte à transferência de treinamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )