SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número48Processos de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino FundamentalProfessores de uma escola pública paulista analisam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

BACKES, José Licínio. A produção científica sobre gênero: questões epistemológicas e curriculares. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.48, pp.139-151. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1129.

O artigo tem como objetivo analisar a produção científica sobre gênero veiculada em periódicos classificados como A1 pela área de Educação da CAPES, no período 2010-2014. A análise centrou-se nas contribuições epistemológicas e curriculares desses estudos e mostrou que a produção de gênero tem colaborado para desconstruir a ideia de que existe uma epistemologia neutra e desinteressada, evidenciando que a ciência moderna é sexista, heterossexual e machista. Dessa forma, esta análise contribui para construir outras epistemologias, notadamente epistemologias que reconhecem o caráter político de toda e qualquer ciência. Em termos curriculares, os estudos de gênero auxiliam a mostrar que os currículos nas escolas continuam pautados na heteronormatividade, reproduzindo hierarquizações e violências de gênero. Contribuem, ainda, para demonstrar que a problematização das relações de gênero nos currículos é fundamental, pois o silenciamento e a não problematização têm sido estratégias eficientes de manutenção da heteronormatividade.

Palavras-chave : gênero; epistemologia; currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )