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Série-Estudos
versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982
Resumo
HORNICH, Daner e BISCALCHIN, Fabio Camilo. 200 anos de Dom Bosco: a Pedagogia Salesiana, a universidade para a maioridade e a primazia da dignidade da pessoa humana. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.48, pp.279-304. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1118.
Neste artigo, o nosso objeto de estudo é a experiência educativa de Dom Bosco (1815-1888) e os seus desdobramentos na formação educacional juvenil universitária salesiana, assim como o papel significativo na universidade católica como possibilidade contrária à mercantilização do ensino que reduz a dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, promovemos um diálogo entre Dom Bosco, Kant e Schelling para pensar a pedagogia salesiana como educação integral, a universidade e a primazia da dignidade humana no itinerário da formação dos jovens universitários nas instituições de matizes cristãs católicas, como contraponto ao processo de vulgarização mercantilista do ensino e aprendizagem no Ensino Superior que decreta a falência do pensamento em nome de um antiacademicismo apressado e preguiçoso, que não educa para a autonomia, para liberdade, para o sentido da vida e para o pensamento crítico e alargado do cidadão esclarecido e comprometido com a vida digna da pessoa humana na comunidade e na vida pública, o que visa ao bem comum de todos na sociedade e no Estado.
Palavras-chave : Dom Bosco; Kant; Schelling; universidade.