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Revista Internacional de Educação Superior
versão On-line ISSN 2446-9424
Resumo
ASTUDILLO, Mario; LEGUIZAMO-LEON, Ana Vanessa e CALLEJA, Eloy García. Oportunidades do Novo Espaço Educativo para a Educação Superior: Terceiro Entorno Digital. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022008. Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424. https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8659282.
Este estudo teórico-reflexivo propõe uma análise das mudanças geradas no ensino superior, no papel do professor e da sala de aula, na inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação. Um conjunto de tecnologias permite a construção de um novo espaço social e cultural, denominado terceiro entorno, cuja estrutura é diferente da dos ambientes natural (primeiro entorno) e urbano (segundo entorno) onde a vida social se desenvolveu tradicionalmente, e particularmente educação. A metodologia corresponde à revisão sistemática narrativa qualitativa, para a qual foi utilizada a técnica de análise documental. Nesse sentido, é apresentada a evolução do uso das tecnologias na educação e as mudanças que elas produziram, não apenas no surgimento de novos instrumentos de ensino, mas também afetando a estrutura do espaço social e educacional, que por si só constitui o terceiro ambiente. Essa situação nos leva a repensar o papel do professor, a relevância da área em que a instrução é dada, que no terceiro ambiente é a rede e não a sala de aula, o processo de formação que não é presencial, mas representacional e onde a comunicação é assíncrona. Assim, as mudanças necessárias são descritas tanto na sala de aula quanto no professor para se adaptar e emergir nesse novo espaço social e cultural. Conclui a necessidade urgente de repensar a práxis institucional e de ensino à luz das implicações na integração dos ambientes presencial e digital.
Palavras-chave : Espaço virtual; Ambiente virtual de aprendizagem; Telemática; Internet; Professores de educação superior; Educação superior.