SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Risieri Frondizi e Alberto Taquini (h): trajetórias e conhecimentos dedicados a transformar a universidade argentina de meados do século XXTendências de precarização do ensino superior privado no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

ASSIS, TAUÃ CARVALHO DE  e  GOHN, MARIA DA GLÓRIA. Educación y participación: uma investigación de las perspectivas teóricas brasileñas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.1, pp.216-240.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n12020.100922.

El trabajo tiene como objetivo general identificar y problematizar las perspectivas teóricas brasileñas sobre la participación sociopolítica en la educación. Para eso, mapeamos artículos publicados sobre el tema en tres revistas especializadas en educación: Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Política e Administração da Educação e Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Concluimos que la participación ha sido descrita en las publicaciones analizadas, desde cuatro perspectivas diferentes que cambian desde su concepción hasta su forma de actuación y alcance.

Palavras-chave : Participación sociopolítica; Educación; Producción teórica brasileña.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )