SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3A implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em municípios do norte do Rio Grande do SulPaulo Freire, alfabetização e inclusão escolar: o direito à educação a partir da formação crítico e reflexiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

SILVA, ARTHUR DA REZENDE DA  e  OLIVEIRA, RAFAEL BASTOS COSTA DE. Fluminense Institute Aproximaciones entre el legado de Freire y la Educación Profesional y Tecnológica: un análisis textual discursivo del Estatuto del Instituto Federal Fluminense. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1370-1392.  Epub 15-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.113218.

Este artículo tiene como objetivo investigar la relación entre el legado de Freire y la Educación Profesional y Tecnológica (EPT), a partir de esta pregunta: ¿En qué aspectos se observa la influencia de Paulo Freire en el Instituto Federal Fluminense? Metodológicamente, optamos por la técnica de análisis de datos conceptualizada como Análisis Textual Discursivo (ATD), a partir del documento institucional que reformula el Estatuto de la IFF. El análisis apunta a la presencia del legado de Freire en el Estatuto de la IFF, ya que apunta a la formación emancipadora del estudiante y brinda oportunidades para la gestión democrática.

Palavras-chave : Paulo Freire; Instituto Federal Fluminense; Estatuto; Análisis textual discursivo.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )