SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursosPercepção de racismo no ensino superior em saúde na perspectiva docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

DRESSLER, MARLIZE  e  FERREIRA, LILIANA SOARES. Condiciones de trabajo pedagógico en la escuela: el caso de Rio Grande do Sul (2015 a 2018). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e113771.  Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.113771.

A partir del análisis documental, se presenta un estudio sobre el trabajo pedagógico en la red estatal en Rio Grande do Sul (gobierno de Sartori, 2015-2018), destacando las políticas para la reforma del Estado a fin de superar el déficit financiero, en línea con las orientaciones políticas en el contexto de la frágil democracia brasileña. Los datos producidos indicaron los movimientos de significados sobre la educación pública y el trabajo pedagógico impactados por las acciones de ese gobierno, que hasta el momento ha enfrentado una situación sumamente desafiante.

Palavras-chave : trabajo pedagógico; políticas educativas; escuela pública.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )