Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
versão On-line ISSN 2447-746X
Resumo
SILVA, Carla Regina Mariano da e GONZALES, Katia Guerchi. NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATO GROSSO DO SUL COMO PATRIMONIO EDUCATIVO. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo [online]. 2019, vol.5, e01900 4. Epub 31-Maio-2019. ISSN 2447-746X. https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9679.
Este artigo aborda as contribuições de narrativas produzidas em uma pesquisa que trabalha com a metodologia de pesquisa em História Oral para a escrita da História. A pesquisa tomada neste texto tinha como objetivo investigar a formação de professores de Matemática em Mato Grosso do Sul. A discussão que aqui se apresenta toma aspectos presentes nos textos narrados como disparadores para a discussão sobre a correlação das narrativas com o conceito de Patrimônio Educativo. As memórias registradas por meio da História Oral em narrativas, presentifica o valor sócio-histórico e cultural dos âmbitos escolares o que torna imprescindível sua preservação realizada por meio da sua fixação na escrita.
Palavras-chave : Patrimônio; História da Educação Matemática; Narrativa.