SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Práticas educativas nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades no retorno presencialO silêncio diante da desigualdade racial brasileira: subsídios para transformações nas práticas escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

RODRIGUEZ, Milagros Elena. Desafios teórico-transmetodológicos da pesquisa no legado freireano: religações em Educação. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e8483.  Epub 25-Mar-2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8483.

Cumpre-se o complexo objetivo de sustentar alguns desafios teórico-transmetodológicos de pesquisa no legado freireano. Trata-se de uma pesquisa transmetódica decolonial planetária e complexa com o transmétodo da deconstrução rizomática. Localizada nas linhas de exploração: Paulo Freire: o vagabundo da utopia nas transmetodologias; transepistemologias de conhecimento-saberes e transmetodologias transcomplexas e decolonialidade planetária-complexidade na re-ligação. Pensar o legado de Paulo Freire através de uma lente colonial, para ter sua fonte nessa indefinição, é uma tigela de mendicância que está profundamente vazia. Pesquisar com o legado freireano é coragem, amor e fé nos oprimidos. Na reconstrução com conclusões inconclusivas, sabe-se que pesquisar e ensinar a partir do legado freireano é ir decolonial e complexamente além das palavras ocas de verbalismos alienantes, como afirma o vagabundo da utopia. Nunca se pode ser freireano sendo colonial e pesquisando com métodos opressivos.

Palavras-chave : Paulo Freire; transmetodologias; educação; decolonialidade..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )