SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Formação inicial e atuação docente: uma investigação histórico-cultural com professores de 5º ano de Porto Velho/ROPrática Pedagógica na Formação Inicial de Professores e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: uma revisão sistemática de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

COSTA, Francisco Joel Magalhães; MOTA, Bruna Germana Nunes  e  SANTANA, José Rogério. História das mulheres: formação docente, lutas e conquistas. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e8015.  Epub 25-Mar-2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8015.

O objetivo deste artigo é compreender a relação entre a História, a história das mulheres e as dissertações e teses produzidas pelo Núcleo de História e Memória da Educação, vinculado à Universidade Federal do Ceará. O estudo analisa a compatibilidade das produções acadêmicas com a Escola dos Annales e suas propostas vinculadas aos processos mentais, às representações e à vida cotidiana; e com a Escola Inglesa do Marxismo e seu entusiasmo pela História Vista de Baixo. A pesquisa destaca o estudo sobre as mulheres e revela as investigações históricas sobre as experiências e as práticas social, cultural e educacional das mulheres. A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratório-bibliográfica. Entre os trabalhos, foram encontradas 14 pesquisas que abordam o tema. Tal levantamento confirma a relação teórico-metodológica das pesquisas com as Escolas e a importância do estudo sobre as mulheres.

Palavras-chave : autonomia; preconceito; visibilidade; formação de professores..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )