Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621
Resumo
MATTAR, JOÃO; RODRIGUES, LUCILENE MARQUES MARTINS; CZESZAK, WANDERLUCY e GRACIANI, JULIANA. COMPETÊNCIAS E FUNÇÕES DOS TUTORES ONLINE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e217439. Epub 26-Jun-2020. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698217439.
Este artigo estuda as competências e funções dos tutores online em educação a distância (EaD). Envolve uma revisão sistemática de literatura em língua portuguesa e a elaboração de um modelo teórico para orientar a formação de tutores. Os textos selecionados na revisão são analisados qualitativamente por um processo de codificação e categorização com o suporte do software MAXQDA. Códigos baseados na literatura são inicialmente propostos, mas outros são incluídos durante a análise. O modelo apresentado como resultado da pesquisa levou em consideração a frequência da ocorrência das categorias nos textos. Dentre as competências dos tutores online, destacam-se: gerenciais, saberes disciplinares, saberes pedagógicos, habilidade de comunicação, competências socioafetivas e habilidades tecnológicas. As funções básicas do tutor online em EaD, identificadas na pesquisa, são: gerenciais, pedagógicas e sociais. O modelo proposto procura relacionar as competências com essas funções. Deve servir, nesse sentido, para orientar a formação de tutores, contrapondo-se à tendência de precarização do trabalho docente online.
Palavras-chave : Tutoria; Educação a Distância; Competências; Revisão de Literatura; Brasil.