SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número69Projetos de vida de pessoas idosas na Educação de Jovens e Adultos: um modelo didático-pedagógicoOs multiletramentos e as percepções dos professores sobre a leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

COSTA, Sthefany Beatriz  e  MARIN, Fátima Aparecida Dias Gomes. A decoração do espaço escolar sob a perspectiva dos professores e especialistas: a identidade, as mãos e o “coração” das crianças. Educ. Teoria Prática [online]. 2025, vol.35, n.69, e28. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v35.n.69.s18000.

Este artigo é o recorte de uma dissertação sobre o espaço escolar, especialmente a decoração nas instituições de Educação Infantil. A investigação teve por objetivo identificar as compreensões dos especialistas e professores sobre a decoração do espaço, com a finalidade de propor práticas que favoreçam o vínculo da criança com a instituição, além da ampliação dos seus saberes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de campo, que contou com as etapas de revisão bibliográfica e documental. Foram realizadas oito entrevistas com professores da Educação Infantil e especialistas das áreas da Educação Infantil, Educação Especial e Arte de diferentes instituições. A partir de um diálogo entre as publicações científicas, os documentos oficiais que orientam a prática pedagógica na Educação Infantil e as concepções dos sujeitos, foram problematizadas as reflexões sobre a decoração que versam sobre o papel do professor no sentido de valorizar a cultura e a documentação pedagógica. A intenção é sensibilizar, inspirar e ampliar os saberes dos profissionais para que as decorações dos espaços contemplem a participação das crianças, sejam desafiadoras, interativas, inclusivas e humanizadoras. Como resultados, argumenta-se que a decoração pode envolver a identidade, as mãos e o “coração” das crianças. Os espaços das instituições de Educação Infantil merecem planejamento para que sejam acolhedores, fomentem as vivências estéticas, a autoria das crianças, o sentimento de pertença, a construção da identidade e a aproximação da criança com a cultura.

Palavras-chave : Educação Infantil; Espaço escolar; Decoração.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )