SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número60Municipalização do ensino, debate e conjunturaUma dúvida, quase uma perplexidade: algumas dificuldades da educação rural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

PARO, Vitor Henrique. A utopia da gestão escolar democrática. Cad. Pesqui. [online]. 1987, n.60, pp.51-53. ISSN 0100-1574.

Toda vez que se propõe uma gestão democrática da escola pública de 1° e 2º graus que tenha uma efetiva participação de pais, educadores, alunos, funcionários da escola, isso acaba sendo considerado como coisa utópica. Acredito não ser de pouca importância examinar as implicações decorrentes dessa utopia. A palavra utopia significa o lugar que não existe. Não quer dizer que não possa vir a existir. Na medida em que não existe mais que ao mesmo tempo se coloca como algo de valor, algo desejável do ponto de vista da solução dos problemas da escola, a tarefa deve consistir, inicialmente, em tornar consciência das condições concretas, que apontam para a viabilidade de um projeto de democratização das relações no interior da escola.

Palavras-chave : Democratização da educação; Diretor; Administração escolar.

        · texto em Português     · Português ( pdf )