SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número155Deficiência múltipla: formação de professores e processos de ensino-aprendizagemNúcleos de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das significações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

VEIGA-SIMAO, Ana Margarida da; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo  e  MACHADO, Rejane Flor. Escrita de resumos e estratégias de autorregulação da aprendizagem. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.155, pp.30-55. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053142873.

Com este estudo, que se situa na articulação de áreas das ciências humanas, quer-se verificar se autores de resumos evidenciam em seus textos conhecer as características desse gênero discursivo e se mostram competência autorregulada ao fazê-lo. Primeiramente, foram analisados 24 resumos, realizados por candidatos ao mestrado de uma instituição de ensino federal. Para isso, construiu-se um instrumento de análise e de ponderações quantitativas, procurando melhor expressar os resultados. Dos 24 resumos analisados, cinco foram considerados compatíveis com uma produção escrita, por expressarem semanticamente propriedades de leitura e de organização discursiva; 13 não apresentaram as propriedades esperadas; outros seis apresentaram problemas graves, como cópia do trabalho original. As análises foram alicerçadas pelo construto da autorregulação da aprendizagem e por teorias linguísticas discursivas.

Palavras-chave : Leitura; Escrita; Autorregulação; Resumos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )