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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

MORETTI, Cheron Zanini  e  ADAMS, Telmo. Pesquisa participativa e educação popular: epistemologias do sul. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.447-463. ISSN 0100-3143.

O presente artigo tem por objetivo promover um diálogo entre a educação popular e a pesquisa participativa, considerando que ambas se ancoram em epistemologias surgidas ao sul, o que implica problematizá-las no contexto de (des)colonialidade do conhecimento. Para tanto, Paulo Freire e Orlando Fals Borda são apresentados como importantes interlocutores dos processos educativos/políticos/organizativos na emancipação do espelho eurocêntrico. Compreende-se que a América Latina e a Europa são unidades de conflituosidade, e que as experiências, os métodos e as pedagogias de insurgências, ao valorizarem o outro conhecimento ante a colonialidade do norte, tornam-se fundantes na reinvenção da emancipação social.

Palavras-chave : Educação Popular; Pesquisa Participativa; Colonialidade do Conhecimento; América Latina; Epistemologias do Sul.

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