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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
PERONI, Vera Maria Vidal e CAETANO, Maria Raquel. Atuação em Rede e o Projeto Jovem de Futuro: a privatização do público. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.407-428. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623653910.
Este artigo enfoca as relações entre o público e o privado na Educação através da análise do Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco e como se dá a influência dos sujeitos que participam do conselho de governança do Instituto e suas redes de relações. O foco da análise é a privatização do público, na lógica mercantil, com implicações para a democratização da educação. Analisamos como o privado interfere no público através da parceria entre o Instituto Unibanco e escolas de Ensino Médio, em que a propriedade permanece pública, mas a instituição privada interfere no conteúdo da educação através da gestão por resultados, trazendo uma lógica individualista e competitiva empresarial, em detrimento de princípios democráticos.
Palavras-chave : Público-Privado; Parcerias; Democratização da Educação; Ensino Médio.