Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698
Resumo
SOUZA, Nadia Aparecida de e BORUCHOVITCH, Evely. Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.03, pp.195-217. ISSN 0102-4698.
O presente ensaio tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as potencialidades do mapa conceitual como estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Revisitar o referencial teórico relativo à temática possibilitou contemplar a utilidade do mapa conceitual sob diferentes perspectivas: daquele que ensina e daquele que aprende. Valer-se dos mapas conceituais como estratégias de ensino/aprendizagem, também e concomitantemente como ferramenta avaliativa, é criar possibilidades para a organização do conhecimento pela promoção de experiências educativas que provoquem não somente reflexão, busca de compreensão e processamento profundo da informação, mas também o desenvolvimento da autorregulação, da metacognição e do aprender a aprender.
Palavras-chave : Estratégias de Ensino e Aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem; Mapa Conceitual.