Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621
Resumo
OLIVEIRA, Marilda Oliveira de e CHARREU, Leonardo Augusto. CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA "INVESTIGAÇÃO BASEADA NAS ARTES" E DA A/R/TOGRAFIA PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.1, pp.365-382. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698140547.
Este texto pretende abordar conceitualmente a perspectiva metodológica conhecida como Arts-Based Research (ABR) de uma forma mais ampla e a a/r/tografia de uma forma mais específica. No Brasil a ABR é conhecida como Pesquisa (ou Investigação) Baseada nas Artes (PBA), ou Pesquisa Educacional Baseada nas Artes (PEBA), ou ainda Investigação Educacional Baseada nas Artes (IEBA). Nos países de língua espanhola é explorada como Investigación Basada en las Artes (IBA) e nos países de língua inglesa, Arts-Based Educational Research (ABER) ou simplesmente Arts-Based Research (ABR). A a/r/tografia é uma das formas de "investigação baseada nas artes". Inicialmente, detalharemos o campo epistemológico do construcionismo social e a noção de "voz" para posteriormente tratar da "investigação baseada nas artes", seu vínculo com a a/r/tografia e o contributo de ambas para as pesquisas em educação.
Palavras-chave : Pesquisa; Metodologia; Educação; Artes.