SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número03As novas tecnologias como mediadoras nos processos de in/exclusão dos surdos na escola e na sociedadeQuando surdos nomeiam figuras: processos quirêmicos, semânticos e ortográficos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

LEBEDEFF, Tatiana Bolívar. Análise das estratégias e recursos "surdos" utilizados por uma professora surda para o ensino de língua escrita. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.03, pp.139-152. ISSN 0102-5473.

No Brasil é incontestável o atraso da escolaridade de crianças e adultos surdos. Há a necessidade de uma mudança de prática pedagógica. Pesquisas apontam que estratégias utilizadas por professoras surdas, no ensino de língua escrita, podem ser diferentes das de professoras ouvintes. Esses achados sugerem que a diferença do processamento cognitivo para compreensão de leitura e escrita poderia influenciar·a práxis pedagógica. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a ocorrência da utilização de estratégias "surdas", por uma professora surda, e descrevê-los. A metodologia de investigação constou de observação e gravação de fragmentos de aulas para análise. As estratégias "surdas" encontradas foram transcritas e comparadas com as já descritas na literatura. Percebeu-se que muitas das estratégias observadas eram similares às descritas na literatura. Sugere-se que as estratégias utilizadas por professores surdos sejam "ensinadas" para as professoras ouvintes a fim auxiliar professores ouvintes na sua práxis com alunos surdos.

Palavras-chave : Surdos; Educação; Estudo; Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )